domingo, 14 de junho de 2015

Porto da Barra


Instalado no Porto da Barra, o Marco de Fundação da Cidade do Salvador foi inaugurado em 29 de março de 1952. O Marco é uma estrutura vertical, esculpida em pedra de lioz portuguesa, com o símbolo da Coroa Portuguesa e a Cruz de Cristo.
O dia 29 de março foi escolhido oficialmente e simbolicamente como o da fundação da Cidade por ter sido o dia da chegada de Thomé de Sousa, que desembarcou nesse histórico Porto natural, vindo com a missão de fundar a Cabeça do Brasil e primeira cidade da América Lusitana.






O primitivo Forte de São Diogo foi construído entre 1609 e 1613, na encosta do Morro de Santo Antônio. Ergue-se sobre a antiga estrutura do castelo de Pereira Coutinho, donatário da Capitania. O projeto dessa época é do engenheiro-mor Francisco de Frias da Mesquita.



O Forte de Santa Maria, no Porto da Barra, foi construído a partir de 1614, com projeto do engenheiro-mor e dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco de Frias da Mesquita.

Foi reconstruído, em alvenaria de pedra e cal, em 1696, com projeto atribuído ao engenheiro José Pais Esteve. Dessa época é a estrutura básica atual desse Forte.

Sua fachada ainda exibe o emblema do Império do Brasil. Foi tombado pelo Iphan, em 1938, e é administrado pela Marinha.