terça-feira, 8 de setembro de 2015

Exposição "100 anos da Avenida Sete" na Caixa Cultural de Salvador


A região do Centro Antigo de Salvador, conhecida como São Pedro, era dominada pela antiga Igreja de São Pedro, demolida em 1913, para a passagem da Avenida Sete de Setembro. O atual Largo de São Pedro, entre a Piedade e São Bento, é o resultado do "vazio" deixado por sua demolição. Uma nova Igreja de São Pedro foi construída na Piedade, em 1916, agora, já centenária.

Antigamente, Salvador era dividida em freguesias, cada uma com sua igreja matriz. Essa era a Freguesia de São Pedro Velho Extramuros, com origens no século 17. A tradição popular continua referindo-se a a essa área histórica como sendo um pequeno bairro.

A antiga Rua de São Pedro estendia-se da Igreja até o Mosteiro de São Bento e foi calçada de pedras em 1855. Até o final do século 19, São Pedro era uma área predominantemente residencial.

A terceira sede da Escola Politécnica ficava no Largo, em um antigo prédio, onde funcionou de 1905 até 1960. No local está atualmente o Edifício Fundação Politécnica.

Nos anos 1960 e anos 1970, São Pedro era uma das principais áreas comerciais da Cidade. Nos anos seguintes, o comércio deslocou-se, em grande parte, para os shoppings centers.

Atualmente, São Pedro é uma área comercial popular e pouco lembra o antigo bairro histórico. A área é bem arborizada. No centro do Largo está o monumento ao Barão de Rio Branco e, próximo dele, está o Relógio de São Pedro, instalado em 1916.