domingo, 13 de setembro de 2015

Exposição Cláudio Masella

Uma exposição interessante.

A Coleção Cláudio Masella é um acervo unitário e fechado, com cerca de 1070 peças, de diversas etnias e localidades da África. A coleção compõe-se, sobretudo, de estatuetas e máscaras, sendo mais comuns as peças de madeira e metal.

Elas representam o estilo étnico tradicional de mais de vinte sociedades africanas, distribuídas por cerca de 14 países.

Segundo relatos orais, as peças desta coleção foram adquiridas ao longo de 35 anos por Claudio Masella, um industrial italiano que viveu na Nigéria e no Senegal, e posteriormente, veio a morar no Brasil.

Nascido em 2 de agosto de1935, em Roma, e falecido em 21 de fevereiro de 2007, Masella era um apaixonado pela arte africana e reuniu obras com uma expressiva diversidade cultural deste continente.

Em 2004, as peças foram doadas ao Estado da Bahia pelo próprio colecionador, que via em Salvador um local propício para a divulgação da cultura e das artes da África. Assim, o Estado se comprometeu, através de contrato de doação, a gerir, conservar e expor a coleção ao público.