domingo, 25 de outubro de 2015

Centro de Arte Chaminé e Palacete Provincial




















No local é possível encontrar belo artesanato, acompanhar a produção de peças, bem como adquirir qualquer produto. Não esqueça de provar da deliciosa culinária local.




Palacete Provincial


O Palacete Provincial, reformado recentemente para abrigar vários museus, foi conhecido por mais de cem anos como Quartel da Polícia Militar. Em sua última reforma, em 2008, retomou sua denominação original. Quando da conclusão das obras do prédio, a 25 de março de 1874, o então denominado Palacete Provincial passou a abrigar, simultaneamente, várias repartições públicas: a Assembléia Provincial, a Repartição de Obras Públicas, a Biblioteca Pública e o Liceu Provincial – atual Colégio Amazonense D. Pedro II. A inauguração oficial só se deu em 28 de fevereiro de 1875, praticamente um ano depois da conclusão da obra.

O prédio considerado foi tombado em conjunto com a Praça Heliodoro Balbi e o Colégio Amazonense   D. Pedro II e encontra-se sob proteção especial da Comissão Permanente de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico. Encontra-se sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura. Abriga os Museus do Estado: Museu de Numismática, Museu da Imagem e do Som do Amazonas, Pinacoteca do Estado, o recém criado Museu de Arqueologia e o Museu Tiradentes. Nele também funcionam o Ateliê de Restauro de Obras de Arte e o Ateliê de Papel.