domingo, 25 de outubro de 2015

Mercado Municipal de Manaus

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais.

Inspirado no Mercado de Les Halles de Paris, foi o segundo mercado construído no Brasil, inaugurado em 1882. Em estilo Art Noveau, sua estrutura é em ferro fundido e vidros coloridos. Popularmente conhecido como mercadão, é a principal porta de entrada da produção pesqueira e rural do Estado.

O Mercado foi construído de frente para o Rio Negro, no período áureo da borracha, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Possui um pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado, com pórtico de ferro rendilhado e vitrais.

Em 1906, o prédio foi arrendado para a empresa inglesa Manáos Markets, responsável pela construção das principais fachadas da Rua dos Barés e pelos dois pavilhões laterais de ferro, destinados à venda de carne e peixes. O contrato foi rescindido em 1934 e o Mercado voltou à administração municipal e é considerado um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais, em Manaus.




                                                            Nossa querida tia Léo.