segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Exposição de Daniel Hourdé em Salvador


EXPOSIÇÃO ITINERANTE “LENDAS E APARIÇÕES”, DO ARTISTA FRANCÊS DANIEL HOURDÉ, CHEGA AO PALACETE DAS ARTES.

Depois do grande sucesso em Ouro Preto (Patrimônio Mundial da Unesco), e em Belo Horizonte, o Palacete das Artes recebe a exposição “Lendas e Aparições“, do artista francês Daniel Hourdé.
De qualidade excepcional, a mostra conta com esculturas em bronze e aço que descrevem o corpo humano com detalhes meticulosos, além de vigorosos desenhos feitos em carvão sobre papel e instalações. As obras são representadas pela Galerie Agnès Monplaisir (Paris/França).

Os trabalhos de Hourdé descrevem corpos nus com musculaturas rígidas, sem rosto, ou, com rosto, mas com órbitas oculares vazias. Revelam a obsessão do artista com uma realidade contundente, que oscila entre a comédia e a tragédia, segundo o modelo da existência da qual a vida e a morte, o humor e o drama fazem parte.

Extremamente sensível com a forma e a matéria, Daniel Hourdé cria trabalhos meditativos e instigantes que se alicerçam em todas as exigências técnicas da modelagem, evidenciando um conhecimento anatômico extraordinariamente realista. Suas obras, que já foram expostas na Alemanha, Bélgica e Rússia, evocam uma espécie de realismo que é ao mesmo tempo íntimo e monumental.

Sobre o artista: Daniel Hourdé nasceu em 1947 em Boulogne. Estudou na Escola de Belas Artes de Grenoble (cidade universitária localizada no sopé dos Alpes) e, em seguida, continuou a sua formação na Escola de Belas Artes de Paris, cidade onde vive e trabalha.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.