sexta-feira, 11 de março de 2016

Parque Glaciar Perito Moreno

O Parque Nacional Los Glaciares, na província da Santa Cruz, apresenta um dos fenômenos naturais mais fascinantes do planeta: o espetáculo da ruptura (o crescimento dos glaciares bloqueia a passagem do afluente e com a pressão da água um enorme bloco de gelo se desprende), um fenômeno que não acontece com freqüência, em média a cada quatro anos, mas a todo momento pequenos pedaços de gelo se desprendem e provoca estrondos.

O Parque que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1981, abriga o Lago Argentino, o Lago Viedma e 356 glaciares, no qual o Perito Moreno é o mais famoso e conhecido, devido a sua facilidade de acesso, pois basta acessar as passarelas para estar diante deste gigante branco-azulado.

O Perito Moreno é considerado a terceira maior área congelada do planeta e único em todo mundo que não perde tamanho com o passar dos anos, tem uma taxa de crescimento de cerca de 2 metros por dia, o total de 700 metros a cada ano e como perde volume praticamente na mesma proporção, se mantém estável. Está a 80 km de El Calafate e possui uma superfície de gelo de 250 km quadrados e altura de 60 metros em relação ao nível do Lago Argentino, onde está localizado.




























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.