domingo, 15 de maio de 2016

Exposição Brinquedos no Palacete da Artes

O Palacete das Artes, recebe a exposição Brinquedos à Mão, que conta com mais de 1300 objetos utilizados pela infância de antigamente e que ainda estão presentes nas comunidades interioranas do nordeste brasileiro. 
O acervo pertence a Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular, que assina a curadoria da mostra junto com o artista visual Zé de Rocha. As peças foram coletadas ao longo dos últimos 30 anos, durante pesquisas de campo em diversas cidades do interior e nas capitais de estados do Nordeste.
Os brinquedos foram adquiridos por artesãos, presenteados por amigos e garimpados em feiras livres nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí. As peças representam cenas do cotidiano e utensílios de trabalho como, por exemplo, pequenos moedores de cana-de-açúcar, carro de boi e moinhos de água. Há ainda mobílias de madeira para a tradicional brincadeira de casinha, com mesinhas, cadeiras, sofás, geladeiras, camas e guarda-roupas, e miniaturas de utensílios domésticos como peneiras, baldes e panelinhas feitos em barro, madeira e metal.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.