domingo, 25 de dezembro de 2016

Bairro Italiano Santa Felicidade em Curitiba


Santa Felicidade é um dos bairros mais famosos de Curitiba. Localizado no noroeste da cidade, tem várias construções que se tornaram ao longo dos anos alguns cartões postais de Curitiba, como o Portal Italiano, o Restaurante Madalosso, a Igreja Matriz de São José e a Vinícola Durigan. O bairro fica na regional que leva o seu nome, que é composta também por outros 13 bairros.

Santa Felicidade é caracterizado pela influência dos colonizadores italianos, que chegaram na região ao término do século XIX e construiram uma identidade cultural bastante tradicional em Curitiba.

História: no século XIX, a região conhecida como Taquaral se tornou um reduto italiano, batizado posteriormente de Colônia Santa Felicidade. A ocupação se tornou mais intensa nos anos de 1870, com a chegada de moradores da região de Vêneto e Trento, no norte da Itália. Antes disso, a área era formada por extensas fazendas, com vegetação composta por florestas de araucária e árvores de pequeno porte. Ainda é possível ver algumas reservas naturais no bairro, inclusive com araucárias antigas, espalhando um dos símbolos de Curitiba pelo bairro. As primeiras atividades comerciais dos imigrantes foram a produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros, ainda muito forte nos dias de hoje. Quase na virada do milênio, a região já era ocupada por mais de 200 famílias, que formaram um pequeno pedaço da Itália em Curitiba.






Origem do nome: há três possibilidades para a escolha do nome da região, que mais tarde se tornaria um bairro de Curitiba. Quando os primeiros imigrantes chegaram à região, parte do terreno ocupado foi doado por Dona Felicidade Borges, o que lhe rendeu uma homenagem na escolha do nome do bairro. Há também o lado religioso dos imigrantes, que sempre foi forte. Com isso, o nome seria uma homenagem a Santa. Outra alternativa é a de que, com a chegada dos italianos, povo festeiro e de relacionamento fácil, a região foi tomada pela felicidade dos novos moradores.





Além dos restaurantes, as festas típicas da região também são destaques na gastronomia de Curitiba. Em 1959, foi criada a Festa da Uva, tradicionalmente celebrada no Bosque São Cristovão. Em 1982, após três dias chuvosos durante a Festa da Uva, uma dos participantes, Germando Francischini, transformou a fruta em vinho, criando a partir dessa fato a Festa do Vinho.

Turismo: por ser uma região com bastante tradição, principalmente italiana, os grandes destaques do bairro são seus casarões antigos. Os principais são a Casa dos Arcos, Casa Culpi, Casa dos Gerânios, Casa das Pinturas, Restaurante Dom Antonio e o Restaurante Madalosso. O local é o maior restaurante da América Latina e um dos pontos de parada da Linha Turismo de Curitiba.

Outros destaques são a Igreja Matriz de São José, o Panteon do Cemitério Santa Felicidade, Vinícola Durigan, Portal Italiano e o Bosque São Cristovão. Destacamos os últimos dois.

Portal Italiano: junto com o Madalosso é um dos grandes símbolos do bairro. Inaugurado em 1990, fica na Av. Manoel Ribas, via que liga o centro de Curitiba até Santa Felicidade. A obra faz referência a construções típicas da cultura italiana















Gastronomia: é a grande atração do bairro e da região como um todo, porém, só começou a ganhar destaque na década de 50. Até então, a produção de queijos, vinhos e outros produtos relacionados a cultura italiana eram os grandes atrativos do bairro. A “mudança” começou por uma necessidade econômica de alguns moradores, que viram a possibilidade de um retorno viável ao investir na gastronomia. Por ser um bairro próximo a rodovias, a região era caminho para muitos caminhoneiros e viajantes, e algumas famílias começaram a servir comidas típicas da Itália. O primeiro estabelecimento criado com essas características foi o Restaurante Iguaçu, em uma casa de madeira, nos anos de 1940. Em 1952, Ogenio Trevisan fundava o Restaurante Cascatinha, tradicional no bairro até hoje. Na década seguinte, a região foi tomada por vários empreendimentos no setor, com destaque para os restaurantes Madalosso (1964) e Veneza (1965).



















Resultado de imagem para bairro santa felicidade curitiba

Imagem relacionada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.