segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Gaspar/SC

A história do município de Gaspar teve início no século 18, quando chegaram os primeiros colonizadores, os açorianos. Os imigrantes alemães chegaram em 1835, e os italianos em 1875. Os traços da colonização açoriana, alemã e italiana são perceptíveis nos sabores e saberes do povo gasparense.

Localizada na região turística do Vale Europeu, Gaspar surpreende a todos que conhecem seus atrativos. Lazer e entretenimento é o que não faltam aqui, com destaque para a maior concentração de parques aquáticos do estado de Santa Catarina, no roteiro turístico conhecido como Rota das Águas.





Igreja Matriz São Pedro Apóstolo
Inaugurada no século XIX, mais precisamente no ano de 1887, através da iniciativa de um padre da época chamado Gattone, o templo foi construído como sendo segunda propriedade do Governo, feita com uma estrutura de madeira, com paredes de barro e coberta de tabuinha, no qual destacava-se apenas uma torre principal com sino, caracterizada como monumento de estilo neogótico. 
No ano de 1940, o morro da Igreja Matriz passou por modificações radicais com a demolição do antigo templo e foi então construída a nova matriz, também sofreu alterações o antigo cemitério católico que existia atrás da igreja, que foi então transferido para o cemitério público.
Por estar localizada no centro da cidade de forma estratégica, e pelo bom estado de conservação, a Igreja Matriz é o maior monumento histórico da cidade, chamando a atenção dos turistas que visitam a cidade. 
Seu estilo está entre o gótico e o romano, conseguindo manter plena harmonia, possui uma escadaria com 115 degraus e uma única máquina movimenta oito mostradores de relógios, sendo a única na América Latina. Seu interior é ornamentado com magníficos vitrais e no exterior possui uma gruta com passagens da “Via Crussis” que foram doadas por famílias tradicionais da cidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.