domingo, 8 de janeiro de 2017

Pomerode e Rota Enxaimel

Pomerode é uma cidade com cerca de 30 mil habitantes. Tranquila e charmosa, é reconhecida pela forte tradição alemã, belezas naturais e ótima qualidade de vida. Há mais de um século, o município preserva os traços culturais herdados dos colonizadores vindos, na maioria, da Pomerânia, região do norte da Alemanha.















Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, ficaria perdida no mapa do Vale Europeu se não fosse sua incrível capacidade de preservar arquitetura, memória e a própria identidade. Esta pequena relíquia catarinense fica a 30 quilômetros de Blumenau.

Com pouco mais de 28 mil habitantes, a cidade abriga uma das mais incríveis heranças coloniais europeias: o maior acervo de construções no estilo enxaimel fora da Alemanha.



São mais de 240 casas distribuídas por todo o município. Boa parte delas, cerca de 50, está concentrada ao longo de 16 quilômetros no bairro Testo Alto, formando a chamada Rota do Enxaimel. Ao todo, são mais de 100 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico municipal, estadual e federal.









































Imagem relacionada


Resultado de imagem para rota enxaimel pomerode

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.